Por que
você decidiu montar seu salão?
Esta resposta é muito importante e decisiva, ela indica se seu
negócio vai ou não dar certo, caso o motivo seja apenas para ganhar dinheiro,
sua trajetória poderá tornar-se desastrosa, pois como a maior parte do comercio
o inicio é mais investimentos que lucro, mas, se a resposta for porque você tem
aptidões e se identifica com a profissão, não tenha dúvidas, é só perseverar e
fazer as coisas tudo certinho.
Salão de
beleza é um comércio sério, não um bico
Pelo contrário de que muitos pensam, trata-se de dedicação, de
investimentos financeiros e muito, muitos investimento de tempo,
sua postura em relação ao salão precisa ser altamente profissional e de grande
responsabilidade, pois você será responsável por auto-estima de pessoas, por,
funcionários, por perdas e ganhos financeiras, lembre-se, ser bom cabeleireiro
nem sempre significa sinal de salão bem sucedidos.
Você precisa de disponibilidade e abrir mão de muitas coisas, as
quais mais a diante veremos.
Colocando
a timidez de lado
Certamente você deve está se perguntando - O que tem haver?
A questão não é que pessoas tímidas não irão se dar bem, pois
conheço grandes profissionais de sucesso que são tímidos, mas acredite, se você
conseguir deixar de lado a timidez, vai ajudar muito, já que trata-se de
trabalhar diretamente com pessoas, e conciliar timidez com simpatia fica muito
difícil.
Conhecimento
(Cursos)
Quem já sabe trabalhar bem, também precisa aprender.
E continue investindo em aperfeiçoamentos, em assuntos mais
direcionados. Ex: Cursos de mechas, Colorimetria avançada, técnicas em
penteados...
Conheça
quem são seus concorrentes
Pesquise quais serão os salões mais próximos, os valores cobrados
por eles, como é o estabelecimento, se oferece algum tipo de conforto especial,
e os preços cobrados por esses profissionais.
Não que você vá imitar alguém, justamente o contrário, para você
fazer a diferença.
Nome do
salão
Você já sabe que nome dar a seu salão? É bom que já saiba, o nome
tem que ser fácil e impactante, O seu nome pode ser usado, procure não copiar nem colocar algo que lembre
outro salão, escolha pelo menos três opções, depois faça uma pesquisa, pode
ser com seus amigos mesmo, e decida qual vai usar, com cuidado, pois será
sua marca pelo resto da vida.
Logomarca
Agora com o nome já escolhido, vá até a gráfica rápida mais
próxima de sua casa e peça para um profissional lhe ajudar a criar sua própria
logo, ela vai a tudo que você for fazer de marketing (fardas, placas, banners,
cartões de vista), também deve ser simples e ter no máximo três cores, escolha
cores diferentes que não lembre outros salões, você precisa ser criativo para se
destacar no mercado.
Inicie
formalmente
Hoje é possível iniciar de maneira formalizada sem complicações,
com mais rapidez e o custo mais em conta, com o MEI (Micro Empreendedor
Individual), ai você passa a ser Pessoa Jurídica, com isso terá mais facilidade
em conseguir financiamento
, taxas bancárias de conta corrente menores (Você certamente precisará de cartão de crédito e cheques), compras especais e benefícios governamentais. Outro dia falaremos mais aprofundado sobre o assunto.
, taxas bancárias de conta corrente menores (Você certamente precisará de cartão de crédito e cheques), compras especais e benefícios governamentais. Outro dia falaremos mais aprofundado sobre o assunto.
Capital
Investimento há quem estipule valor mínimo há ser investido no
negocio, mas isso é muito relativo há sua realidade, a realidade de sua cidade
e bairro, é interessante que você faça uma lista do que vai comprar para seu
salão (móveis, produtos, aluguel, reforma, equipamentos de trabalho), quanto custa e ai você vai ter uma noção
melhor de quanto irá precisar, com base nisto você verá o que tem, e caso não
disponibilize de tudo, veja algumas propostas bancárias de empréstimos, também
pode te ajudar e muito, ai que vem a importância de ter o CNPJ.
Produtos
e fornecedores
Escolha bem seus fornecedores, pesquise, e só trabalhe com empresas sérias, quanto tempo tem de mercado,
quais salões já compram, se quem compra está satisfeito com os resultados, enfim, se realmente trata-se de uma empresa de confiança que trabalha com
produtos de qualidade. Se finalmente encontrou, negocie os melhores prazos e
preços possíveis, e procure sempre cumprir com seu comprometimento com a
empresa, para que sempre que preciso, você ter aumento de limites e dar
continuidade as suas compras.
Onde será
seu salão?
Se você já tem um ponto comercial, se seu negocio iniciara em um
espaço em sua residência, já está escolhido! Caso ainda não saiba, uma boa dica
é pesquisar um bom local, uma rua que tenha muito movimento, um ponto do lado
da sombra, ver se tem onde seus clientes estacionarem seus carros, quais são os
pontos de referência para encontrarem com mais facilidades, observarem como é a
vizinhança, veja esses detalhes com muito carinho, pois pode fazer toda
diferencia.
Caso seja em sua casa, procure separar bem, deixar bem definido
onde é casa e onde é salão.
Espaço
físico
Planeje desde já como será seu espaço físico, escolha as cores
(claras), Onde ficará cada coisa (cadeiras, espelhos, cadeiras de espera,
espaço de depilação, manicure, enfim...). Se já tem o lugar, tem que iniciar
sabendo como será seu local de trabalho, isso inclui uma boa decoração, nem sempre é necessário um espaço grande, mas que seja visivelmente agradável, caso
decorar não seja seu forte, vale pedir
ajuda de alguma colega que entenda do assunto, e pra quem tem condições vale
contratar um arquiteto ou casa de móveis planejados.
´´ Nem sempre é necessário espaço grande``
Móveis
para salão
Dependendo, lógico, de quantas pessoas irão trabalhar com você, ou
se será só você mesma, vai variar a quantidade de alguns objetos, como cadeiras e
bancadas.
O essencial é:
* Cadeira de cabeleireiro (dê prioridade as hidráulicas ou semi
hidráulicas), caso não possa, vai
a mais simples mesmo.
* Carrinho auxiliar
* Espelho
* Bancada com gavetas
* Cadeiras de espera
* Lavatório
* Prateleiras para colocar toalhas e shampoos do lavatório
* Móveis ou prateleiras (madeira ou vidro), para expor produtos.
* Filtro de água
* Algum balcão ou carrinho para deixar o filtro
* Porta revistas
Quais
serviços serão oferecidos?
Você também vai precisar de antemão saber quais serviços serão
oferecidos em seu salão,
Se for ter manicure, estética corporal, depilação, dia de noiva,
maquiagens, até porque você vai precisar trabalhar um bom marketing com base
nessas informações.
Divulgação
Existem vários meios de divulgação, os mais usados e que exigem
menos recursos financeiros são os via internet, tais como faceboock, Instagran e Whatzapp. Com sua logo já criada,
fica bem mais fácil divulgar seus trabalhos, tirando fotos e postando para que
todos em sua rede social vejam.
Também é muito válido divulgar em blogs, rádios locais panfletagens promocionais.
O cartão de visita é fundamental faça imediatamente seus cartões e
tenha sempre em sua bolsa ou carteira.
Quais seus
pontos fortes e pontos fracos?
Conheça o que você faz de melhor, se você se sai melhor em
coloração, em alisamentos, cortes ou escovas, se você administra bem, se é bom
em contabilidade, com a parte burocrática, se acorda cedo sem problema algum,
sabe lhe dar bem com o público, enfim, tome nota do que tem mais facilidade e
dificuldade, assim saberá trabalhar melhor seus pontos negativos e aproveitar
mais os positivos, dependendo até mesmo ver a possibilidade de está contratando
alguém para lhe auxiliar.
Horários
Não existe essa de acordar tarde e poder abrir o salão a qualquer
horário ou só quando tiver cliente marcado, é necessário definir horário para
ABRIR, e cumprir, só atrasar em caso
extremo de doença ou de incêndio, caso contrário, cumpra!
Já no caso de fechar... Nem se preocupe, vai tranquilamente até
bem mais tarde, e sim, você terá que disponibilizar destes horários de
fechamento tardio, ou seja, existe tempo de abrir e não de fechar, isso vai até
para almoço, janta, lanche, etc. Além de ter disposição para trabalhar o
dia todo em fins de semanas e dias festivos.
Minhas indicações:
Fornecedor: MEDITERRANI (81)99269-5180 centrodebeezalimage@hotmail.com
Para abertura do MEI: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Orientação negócios e finanças: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/
VEJA MAIS EM http://ericaozana.blogspot.com.br/
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